sábado, 28 de julho de 2012

Água do motor, muito importante.

O sistema de arrefecimento do motor é o principal responsável por manter sob controle a temperatura do propulsor. Falta de água circulando pelas galerias do trem de força acarreta superaquecimento e a falha de uma série de componentes. No caso mais grave, pode haver o travamento dos pistões, que se fundem às paredes dos cilindros.
Verifique a água do propulsor, checando a quantidade de líquido no vaso de expansão, que deve estar entre os limites indicados no reservatório. Se necessário, é possível completar. Lembre-se: abra o vaso apenas com o motor frio, pois o sistema é pressurizado e pode expelir água quente.
A maioria dos motores opera entre 95º C e 105º C, temperatura superior ao ponto de ebulição da água. Por conta disso, é importante lembrar dos aditivos. O principal é o etilenoglicol, que baixa o ponto de ebulição da água, permitindo que atinja até 120 C.
Além disso, o aditivo inibe a corrosão de componentes internos e previne a formação de bolhas, prolongando a vida útil das peças. Verifique o tipo de produto, respeitando os prazos de troca. Existem aditivos que devem ser substituídos a cada 12 meses, enquanto os mais caros podem ficar no motor por até cinco anos.
A proporção correta de aditivo e água deve ser respeitada, seguindo instruções do manual do veículo.

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