sexta-feira, 6 de julho de 2012

Manutenção de Freio ABS/EBD, Freio a Disco, Freio de Mão



Manutenção Freio Convencional e a Disco:



O sistema de freios, é um dos elementos mais importantes na mecânica dos automóveis, pois trata-se de um componente de segurança. São projetados, desenhados e dimensionados, com o objetivo de manter a capacidade de desaceleração do veículo consideravelmente maior que sua capacidade de aceleração.
Composto por um disco ou por um tambor, ou ainda pelos dois, o sistema cumpre sua função pressionando as peças contra a roda, impedindo o movimento da mesma. O primeiro sistema é composto por duas pastilhas, que prendem um disco que acompanha o movimento da roda, enquanto o segundo, através de uma pressão aplicada por lonas colocadas dentro do tambor, faz com que a roda pare. A maior parte dos carros desenvolvidos atualmente possuí um sistema misto, composto por dois discos, à frente, e dois tambores atrás. Alguns possuem discos nas quatro rodas, o que aumenta significativamente a estabilidade na travagem/frenagem. Um dos principais fatores que ajudam a uma melhor performance dos travões/freios é a utilização de um fluido de lubrificação adequado e a correta manutenção dos discos, pastilhas, lonas e tambores.
O tambor é uma das partes do sistema, responsável pela dissipação por energia térmica, gerada durante a travagem/frenagem. A correta dissipação da energia permite que o sistema não sofra sobreaquecimento e melhora a sua capacidade de realizar tal transformação.
Realizamos manutenção, substituição e reparo de hidrovácuo, pastilhas de freio, discos de freio, tambor de freio, lonas, mangueiras, fluídos, regulagem de freio de mão, atuadores e sensores para veículos de todas as marcas.




Rangidos:
Um dos sinais identificáveis de problemas de freio é o rangido por desgaste das pastilhas ou do disco. Preste atenção cada vez que você frear e solte várias vezes o pedal de freio.
Depois de trocar as pastilhas do freio, este barulho pode ser normal durante alguns dias.


Sentir o freio:
Ao pisar no freio, a sensação deve ser de firmeza. O pedal deve se deslocar facilmente e o carro deve frear conforme você for pisando. Se o pedal estiver frouxo, pode ser um sinal de problemas.
Oscilações ao frear:
Se o carro desliza levemente em ziguezague (para a esquerda e para a direita alternadamente), provavelmente o problema é das pastilhas de freio (gastas ou de má qualidade).
Se isso acontecer, procure nossa oficina mecânica para substituí-las.
Ausência de freio:
As pastilhas de freio gastas ou de má qualidade podem perder a potência de freio durante uma tentativa de redução de velocidade longa ou brusca. As peças perdem suas propriedades originais por aquecimento. Você vai notar que, para manter o mesmo nível de freio, é preciso pisar cada vez mais fundo no pedal e o carro freará menos.

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