quinta-feira, 26 de julho de 2012

Importância dos Pneus.



Toda a tecnologia implantada no desenvolvimento de um pneu pode ser comprometida se ele não for calibrado. Se as condições de pressão não forem adequadas, além de comprometer a segurança do veículo — a estabilidade diminui e o condutor perde a capacidade de manejo — o carro consumirá mais combustível. Por isso, é muito importante a manutenção constante dos pneus.
A recomendação dos especialistas é que a calibragem seja feita a cada quinze dias, inclusive do estepe. O ideal é calibrar o pneu quando ele estiver frio. “Pode parecer exagero, mas é muito importante a manutenção da pressão. Vários fatores podem causar a perda de pressão, como furos, um prego que ficou no furo, uma válvula que não funciona direito, uma roda amassada etc. Isso compromete a performance do pneu.
O rodízio aumenta a vida útil do pneu. A operação deve ser feita a cada 10 mil quilômetros e os pneus devem ser calibrados logo em seguida.


É recomendável examinar o estado dos pneus a cada três meses, já que um desgaste irregular pode indicar necessidade de alinhamento ou calibragem. “Dependendo das condições do carro, pode-se perder o pneu muito antes dos dois anos”, diz o diretor da Pirelli.
Para verificar o desgaste, observe periodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI), que existe em todo pneu e mostra o limite certo para se efetuar a troca. 
No caso dos carros com tração dianteira, um erro muito comum feito no Brasil é a colocação de pneus novos na frente, deixando os antigos na parte de trás. Nesse caso, apesar de ser maior o desgaste dos pneus dianteiros, o certo é deixar os pneus novos na parte traseira do carro, porque ela precisa mais de aderência, uma vez que não conta com a força motriz.
Apesar de a troca parcial dos pneus ser mais econômica, o certo mesmo, é trocar todos os pneus antigos por novos ao mesmo tempo. Ao longo da vida eles ficam com a mesma concentração de desgaste e comportamento similar. O sulco da borracha do pneu movimenta, se os quatro pneus estão com a mesma profundidade, os sulcos mexem por igual.

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